NEWS


img-blog-tega-ok2

Controle de vazamento de material resulta em redução do custo operacional em transportadores

Sistema de vedação lateral TEGA SPILL-EX promoveu extrema redução de derramamento de material de transportador de correia em siderúrgica no Brasil

Em função da atual conjuntura econômica global, e com destaque às questões políticas e econômicas do mercado brasileiro, os setores de siderurgia e mineração enfrentam grandes desafios no que diz respeito a viabilidade de suas operações, frente a baixa dos preços internacionais das commodities. Buscando reduzir o impacto financeiro nos negócios, muitas empresas buscam a redução do custo operacional de suas instalações.

A forma amplamente utilizada para transporte de material a granel em plantas de beneficiamento de minérios e usinas siderúrgicas se dá por transportadores de correias, equipamentos utilizados há décadas para tal finalidade.

Pelo motivo da comum não complexidade técnica na operação e manutenção destes equipamentos de transporte, é frequente o fato de muitos operadores negligenciarem seus sistemas, gerando altos custos com peças sobressalentes, com limpeza da área, e consumindo energia elétrica superior a uma condição normal, além da principal consequência negativa: frequentes paradas não programadas do transportador, gerando perdas de produção dinheiro.

A TEGA Industries, uma empresa global e há 40 anos vem promovendo Soluções em engenharia e peças de desgastes para os processos de transporte, transferência de materiais a granel, peneiramento e moagem.

Como exemplo de uma solução aplicada, uma siderúrgica brasileira localizada no estado de Minas Gerais despendia excessivo tempo e dinheiro com limpeza de material derramado e manutenção de um importante transportador de correia de sua área de aciaria.

“- Em função do alto valor do produto transportado, era necessário coletar e separar o material derramado pelas guias laterais para retorná-lo ao transportador. Isso sem falar no risco de acidentes pessoais que o material derramado nas escadas e passadiços promovia, além dos custos indiretos como desgaste prematuro da correia transportadora, dos roletes, tambores e estruturas do equipamento”, comenta Raul Camargo, gerente de negócios da TEGA Industries no Brasil.

Em 01/04/2016 a TEGA instalou seu patenteado sistema de vedação para guias laterais chamado SPILL-EX, solução esta já aplicada há anos nos grandes países mineradores atendidos pela TEGA ao redor do mundo.

img-tega-003

“- Os resultados foram imediatos, reduzindo drasticamente a quantidade de material derramado na região de carregamento do transportador. O sistema SPILL-EX promove eficiência de vedação muito superior aos produtos encontrados no mercado. Utilizamos partes modulares de alta resistência à abrasão, que são ajustadas acompanhando a flexão natural de trabalho da correia, promovendo alto desempenho e longa vida útil das peças de desgaste”, comenta Raul.

Através do sucesso alcançado já na primeira aplicação nesta planta, o cliente busca padronizar toda sua operação com este sistema, e de forma exponencial reduzirá os custos diretos e indiretos de suas operações nos mais de 500 transportadores de correia existentes em suas plantas.

 

Entre em contato com um de nossos consultores



VER TODAS AS POSTAGENS

PRESENÇA GLOBAL

TEGA DO BRASIL

FALE CONOSCO


LOCALIZAÇÃO




BELO HORIZONTE
Av. Barão Homem de Melo, 4391 / 706
Minas Gerais - Brasil
CEP 30.494-275



SERRA
Rua Chopin, 83
Espírito Santo - Brasil
CEP 29.165-155

CONTATO






BELO HORIZONTE-MG
(31) 3267-8676



SERRA-ES
(27) 3064-2564