NEWS


img-post-blog-peneira-vibratoria

Redução de Custo Operacional em Peneiras Vibratórias

Na atual conjuntura econômica do setor de mineração mundial, em função da redução significativa de demanda, e da consequente queda do preço das commodities, toda a indústria extrativista mineral vem buscando redução de custo em suas operações, e a faz através de cortes em investimentos em novos projetos, redução de estoques de minérios e sobressalentes, e até o enxugamento do quadro com demissões de pessoal.

Um dos pontos de fundamental importância, não só no segmento em questão, mas em toda indústria de transformação, é o foco em melhoria de eficiência operacional.

Se observarmos o processo de beneficiamento mineral de uma dada planta, desde o desmonte até o carregamento do produto final, somos capazes de mensurar qual é a eficiência de nosso processo? Quanto é desperdiçado em consumo de energia? Ou nas condições operacionais inadequadas, que promovem redução significativa da vida útil das peças de desgaste e equipamentos? Quanto é onerado em termos de mão de obra e retrabalho?

Como parte importante do processo de beneficiamento mineral, destacamos aqui o processo de classificação de partículas por tamanho, em especial pelo método de peneiramento.

As peneiras vibratórias cumprem papel fundamental para produção e beneficiamento mineral.

Qual a eficiência de seu sistema de peneiramento?

Esta é uma pergunta que muitos usuários não sabem responder.

Infelizmente, por uma questão principalmente de baixa capacidade técnica pelas empresas fornecedoras de telas de peneiramento do mercado, na maioria das vezes os usuários ficam sem o apoio técnico adequado para a aplicação deste produto em suas plantas. Solução em peneiramento não se trata apenas da fabricação de telas. Vai muito além.

Abordagem de estudo

A Tega Industries é uma empresa globalmente renomada por prover solução para diversas etapas do processamento de beneficiamento mineral, como moagem, manuseio de materiais a granel e classificação. Em função da alta responsabilidade do processo de peneiramento, a Tega dispõe de uma experiente e dedicada engenharia de aplicação, onde cada condição específica é avaliada, e uma solução customizada é desenvolvida. Não podemos nos limitar às telas, todo o equipamento e todos os dados operacionais do circuito devem ser avaliados.

 

Fig. 1 Exemplo de Análise de balanço de massa utilizado no desenvolvimento de telas

Fig. 1 Exemplo de Análise de balanço de massa utilizado no desenvolvimento de telas

Fig. 2 Fluxo de Desenvolvimento de Soluções em Peneiramento

Fig. 2 Fluxo de Desenvolvimento de Soluções em Peneiramento

 

Em posse das informações sobre o equipamento e processo do cliente, a Tega utiliza das mais avançadas ferramentas computacionais existentes no mercado, desenvolvidas internamente pela empresa para simular o comportamento do material sobre as peneiras, prever possíveis situações como cegamento, analisar o fluxo do material sobre o deck e avaliar as possíveis regiões do deck que poderiam sofrer danos prematuros por impacto ou abrasão. O software também simula e avalia o do corte do minério, onde é possível analisar a qualidade do minério esperado pelo cliente. A ideia é alcançar sempre a máxima eficiência do processo, aliado à máxima vida útil das telas.

Fig. 3 Exemplo de simulação computacional de análise eficiência de peneiramento

Fig. 3 Exemplo de simulação computacional de análise eficiência de peneiramento

 

Chamamos processo de SLD, acrônimo de Screening Eficiency, Optimization of Life e Downtime Reduction, que fazem menção à Eficiência de Peneiramento, Otimização de Vida útil e Redução do Tempo de Parada do Equipamento, atributos estes perseguidos em todos estudos elaborados pela Tega.

A aplicação deste conceito de trabalho já ocorre há alguns anos nos grandes países mineradores atendidos pela empresa, tais como Chile, Austrália, Estados Unidos, Canadá e Índia, onde, em muitos casos, conseguimos alcançar mais de 10% de aumento de eficiência de peneiramento através da análise, desenvolvimento e fabricação de telas exatamente conforme necessidade do cliente.

Sobre a Tega Industries

Com mais de 40 anos de existência, a Tega destaca-se no desenvolvimento de soluções para peças de desgaste para diversas etapas do processo de beneficiamento de mineral. Com 6 fábricas em 3 continentes, a Tega desenvolve, fabrica e entrega produtos e serviços com a mais alta qualidade de uma empresa de classe global.

 

Raul Camargo

Gerente de Negócios – Tega do Brasil

 

Entre em contato com um de nossos consultores



VER TODAS AS POSTAGENS

PRESENÇA GLOBAL

TEGA DO BRASIL

FALE CONOSCO


LOCALIZAÇÃO




BELO HORIZONTE
Av. Barão Homem de Melo, 4391 / 706
Minas Gerais - Brasil
CEP 30.494-275



SERRA
Rua Chopin, 83
Espírito Santo - Brasil
CEP 29.165-155

CONTATO






BELO HORIZONTE-MG
(31) 3267-8676



SERRA-ES
(27) 3064-2564